Eu achei muito difícil essa parte do casamento, confesso.
Tanto meu noivo quanto eu temos muitos amigos queridos, gente que esteve presente em momentos bons e ruins, amigos novos e de infância, e fica complicado fazer a escolha.
Tínhamos espaço, o que é sempre um limitador da quantidade de casais. Por casar ao ar livre, pudemos escolher 6 casais de cada lado (sim, muitos!! Rs!), mas acreditem que ainda ficou gente de fora…
O que eu posso dizer a quem está fazendo essa escolha agora: decida por aqueles que fazem parte da sua vida, de verdade. Aqueles que te ligam para saber como você está, aqueles que se fazem presentes, que querem te encontrar, que vão estar realmente ao seu lado se algo ruim acontecer.
Os padrinhos são aquelas pessoas que devem amar o casal, não um deles só. Devem zelar pela união do casal. Em uma crise, devem querer juntar os dois novamente, e não cutucar a separação. Nossa escolha foi baseada em pessoas que gostam dos dois, não importando o lado que elas estavam.
Outra coisa: no período de stress pré-casamento, madrinhas presentes fazem toda a diferença. Algumas delas (especialmente minha irmã) praticamente resolveram minha vida quando eu não podia ou estava sem tempo. Vão a lugares com ou sem você, ajudam em coisas manuais, fazem companhia e dão opinião. Isso é muito importante!
Ouço muita gente se arrependendo de alguns padrinhos que escolheu. Acontece, mesmo. A gente escolhe pessoas que pra gente são especiais, mas vai ver lá na frente que essas pessoas nem te acham tão especial assim, nem fazem questão de estar junto. Paciência, a vida é assim. Eu, como pisciana que sou, e adoradora dos meus amigos, sinto por isso. Mas a gente não tem como se fazer especial pro outro, né? Ou ele acha, ou não. Ou quer estar junto e te ver, ou não. É deixar pra lá e seguir em frente.
O importante é ter a certeza de que para o seu coração, naquele dia, aquelas pessoas eram as melhores do mundo, as que você queria que representassem todas as outras que colocou na primeira fila da cerimônia, só por não caberem no altar.
Abaixo, eu, minha mãe e minhas 12 madrinhas, além das duas “daminhas”.
AH!!! Concordo… Padrinhos e madrinhas são aquelas pessoas especiais mesmo. No meu caso serão 7 casais para cada um…
Beijosss
Oi Sil… no meu caso também foi bem difícil, e até gerou um pequeno desconforto! Mas escolhi as pesoas que tenho certeza que estarão com a gente a vida toda!
Agora me tira uma dúvida…. você se casou no Aragon? Vou me casar lá em setembro, queria poder trocar algumas idéias….
(caufrei@gmail.com)
Beijos
Oi Cau! Sim, casei no Aragon :)
Pode me escrever com suas dúvidas!
beijos
Desde o começo eu e meu noivo sabíamos quem seriam os padrinhos. Como será um casamento pequeno, escolhemos 3 para cada lado mais nossos pais! No início eu queria muito colocar 3 amigas como “daminhas” mas com o passar do tempo vi que elas estavam tão desinteressadas em me ajudar que desisti da idéia. Fico triste com isso pq elas deveriam ser meu apoio (ainda mais que moro em MG e irei casar em SP) e até mesmo estar felizes com essa nova vida que estou tomando e foi ao contrário. (ok, não vou deixar esse comentário virar terapia). Queria saber se algum noiva teve esse problema também!
Resumindo, concordo com a Sil, padrinho tem que ser alguém importante mesmo, alguém que sempre (esteve e) estará ao seu lado.
Beijos
Sil, eu também sou pisciana (ao quadrado, pois meu ascendente é em Peixes também, rs) e me sinto bem desse jeitinho que você descreveu… Às vezes sofro porque sinto que algumas pessoas não me dedicam o mesmo carinho que dedico a elas. O amor que a gente dá é o mesmo amor que a gente recebe, só que nem sempre vem das pessoas a quem o dedicamos. Enfim, também não quero transformar o comentário em terapia, mas também tenho esse problema, Maria Carolina. Especialmente uma amiga em quem eu havia pensado desde o início que seria minha madrinha, mas ela passa alguns longos períodos de desinteresse absoluto não só pelo meu casamento, mas pela minha vida.
O resultado é que até agora só conseguimos definir dois casais. Se duvidar fico só com eles mesmo! rs
Eu tb terei 3 casais de cada lado a decisão foi fácil, não tinha como ser outras pessoas. Eu acho que realmente as madrinhas não sabem direito qual é o papel delas. A maioria se preocupa mesmo só em estar linda no altar, às vezes até querem aparecer mais que a noiva.A próxima vez que eu for convidada para ser madrinha eu serei a melhor madrinha do mundo, pq hoje entendo a importância das madrinhas na vida de uma noiva.
Meninas, pensem sempre em qualidade, não quantidade ;)
O número de padrinhos é a maior dúvida do meu casamento, estamos entre 4 ou 5 casais. Eu tive uma madrinha que se convidou!!! Ela é minha amiga, mas fico imaginando se eu não quiser como falar com jeito???
Carolina eu tambem tive uma amiga que se autoconvidou pra madrinha. A principio eu saí pela tangente, ignorei e, qdo fui levar o convite do casamento, conversam em termos genericos sobre o tema, sem citar o nome dela. Claro que ela percebeu que foi com ela, mas levou na boa. Mesmo nao sendo madrinha, é amiga e entende essas coisas. Ate porque, nos so tivemos 3 casais de cada lado, e eram só gente da familia mesmo. Fica facil explicar qdo voce tem um criterio. Bjs
Eu terei 7 casais de cada lado!!! E ainda assim teve gente muito querida de fora… =/
Bom demais estar cercada de pessoas queridas, tanto no dia quanto durante os preparativos, né?
Bjs!