Há 2 semanas atrás, postei aqui no blog uma receita de drink com lavanda. A reação das noivas, pelo whats e por e-mail, foi tão positiva e surgiram tantas outras perguntas a respeito de plantas comestíveis que fui pesquisar mais a fundo sobre o assunto. Além disso, tenho visto muitas receitas deliciosas que um dos ingredientes são flores comestíveis. E não estou falando do uso somente para a decoração final de prato, mas como ingrediente mesmo.
As flores comestíveis são usadas há séculos pelos chef’s ao redor do mundo para inovar alguma receita. Além de conferirem um aspecto lindo e colorido ao prato, elas também dão um sabor único, marcante e exótico. Essas flores podem ser usadas desde saladas, pratos quentes quanto em sobremesas, chás e para decorar gelo. Por exemplo, a flor de cebolinha (aquela redondinha e roxa) deixa um gostinho especial de cebola na salada. Ou seja, além dar um sabor ao prato, ela também decora.
Imagem via Gulab
Imagem: Reprodução
Não é qualquer tipo de flor que podemos utilizar na cozinha. Muitas são venenosas e outras capazes de dar alergia as pessoas. Antes de sair por aí colhendo as flores que aparecerem no caminho, é bom pesquisar quais podem ser consumidas.
Imagem via Correio Gourmand
Imagem via Somos Verdes
Entre as plantas e flores da categoria PANCs -Plantas Alimentícias Não Convencionais estão: Hibisco (Hibiscus sabdariffa) muito utilizado em chás, eu já tomei e acho delicioso; Capuchinha (Tropaeolum majus) utilizada em saladas e flor de borago (Borago Officialis) muito usada em bolos e saladas.
Neste link, vocês encontram uma lista com flores comestíveis e neste outro alguns passos de como escolher essas flores.
Estão prontas para começar a utilizar as flores comestíveis nas refeições de casa?
2 thoughts on “Flores comestíveis”