30set2016

Da série: quem casa quer casa & A limpeza da Cozinha em 6 passos

Cuidar da limpeza da casa não é nada fácil e isso inclui a limpeza da cozinha! Sempre tem aquelas sujeirinhas chatas e mega teimosas que só saem quando deixamos metade do dedo e quando o esmalte, mesmo com luva, começa a descascar. Parece que elas fazem isso de propósito, só para estragarmos as unhas e termos que marcar manicure de novo.

Eu sei que, normalmente, deixamos para a limpeza pesada para a diarista. Mas, aqui em casa aconteceram algumas coisas desagradáveis e vai demorar um pouco para pegarmos confiança em outra de novo. Então, enquanto isso, eu e o noivo colocamos as mãos a obra e deixamos tudo brilhando. E acreditem, estamos descobrindo alguns truques bem bacanas e deixamos tudo muito mais limpo que a nossa ex diarista deixava!

design-cozinha

Pensando nas noivas e recém casadas que se encontram na mesma posição que eu, afinal, hoje achar alguém de confiança para limpar a casa não está fácil, selecionei algumas dicas importantes para a limpeza da cozinha.

Dica #1 – A esponja:

Para quem não sabe, a esponja é um antro de bactérias. O motivo é bem simples: normalmente a guardamos sempre úmida. E a umidade torna a esponja o ambiente perfeito para a proliferação das bactérias. Então o que podemos fazer para desinfetá-la?

Simples, usar uma mistura de 2 colheres de água sanitária para 1 litro de água. Essa água também, serve para limpar dentro da pia!!! Após usar a esponja, devemos sempre torcê-la e guardá-la em local seco.

design-cozinha

Dica #2 – A pia:

A pia deve estar sempre impecável, pelo menos na minha opinião rsrsrs. Para limpá-la, basta jogarmos a mistura que mencionei acima dentro da pia. Não podemos esquecer de limpar o ralo. As bactérias e germes amam esse local! Sempre que limparmos o ralo, devemos lembrar de fechá-lo. E quanto a pia, após limpá-la, devemos secá-la. O rodinho ajuda a retirar todo o excesso de água.

Dica #3 – Os panos:

Os panos, assim como a esponja, quando úmidos se tornam o ambiente perfeito para as bactérias e germes. Devemos lavá-los sempre que estiverem muito úmidos. Ao colocarmos na máquina, podemos acrescentar um pouco de água sanitária. Uma dica: os pratos devem ser lavados separados do resto da roupa.

design-cozinha

Dica #4 – O piso:

O piso é um local que acumula muita sujeira. Muitas de nós aprendemos a fazer diversas misturas para que o ambiente fique com um cheiro agradável, mas devemos ter atenção, pois se adicionarmos um produto a mistura de água sanitária com água (2 colheres de sopa para 1 litro de água) podemos estar anulando a ação desinfetante da água sanitária. Então, que tal esfregarmos o chão com a mistura e somente depois que estiver seco passarmos algum produto que dê o aroma de limpeza?

design-cozinha

Imagem via Google

Dica #5 – O rejunte:

O rejunte, assim como o piso, acumula muita sujeira. Na semana passada, eu falei como limpava o rejunte do banheiro e na cozinha utilizo o mesmo processo.

Dica #6 – Os eletrodomésticos:

Sabão neutro e de coco fazem milagres. Para a geladeira e para o microondas basta utilizarmos um pano úmido com um desses dois produtos.

Já o fogão é uma outra história. O meu cooktop esmaltado é um saco de limpar. Nunca consigo deixá-lo limpo sem a impressão do pano. Ainda estou testando métodos para deixá-lo sem marca alguma rsrs. Para tirar a gordura uso o Mr. Músculo ou o Clif. Na minha opinião, esses são os melhores desengordurantes da vida rsrs! E não, isso não é uma propaganda!!!!!! Depois de passar um desses dois produtos, tenho os 2 em casa rsrs (a maluca dos desengordurantes) eu passo um pano com limpa vidros ou álcool. Essa é uma boa maneira de limparmos umfogão esmaltado.

Agora se o fogão não for desse estilo, tudo fica mais fácil rsrs. A etapa do álcool ou do limpa vidros pode ser excluída do processo de limpeza, acrescentando apenas um pano macio e seco.

design-cozinha

Imagem via House Beautiful

 

Comentar

* Campo requerido