17mar2017

6 dicas para organizar a casa | Em apenas 15 minutos por dia

Hoje vou dar algumas dicas para organizar a casa em 15 minutos por dia. É fácil, relativamente rápido e nos ajuda a aproveitar melhor o tempo restante e fazermos o que gostamos! Afinal, a vida não é só trabalhar e cuidar da casa!

Depois que eu fui morar junto com meu noivo percebi o quanto o trabalho de uma mulher é pesado. Além de trabalhar fora, por 8 ou mais horas, ela chega em casa e ainda “precisa” cuidar dos filhos, dos cachorros e do marido. O resultado final é uma mulher cansada que não tem tempo de fazer o que gosta. E isso está errado, muito errado!

Precisamos curtir mais a vida, ter mais tempo para nossos hobbies e aproveitar o momento sem que isso esteja ligado a limpar, cuidar, arrumar, passar, dobrar e guardar…..

mulher em casa

Imagem via Chatelaine

Claro que, merecemos também viver em uma casa limpa e organizada. E pensando nisso e na minha dificuldade de fazer todas essas tarefas e ainda curtir minha noite, fui em busca de dicas que me ajudariam a alcançar esse objetivo. E não só a mim, mas a todas as mulheres que passam por isso também.

 

Dicas para organizar a casa em 15 minutos por dia

 

#1 – Não devemos fazer tudo sozinhas:

Acho que esse é uma das dicas mais importantes. Não devemos fazer todas as tarefas domésticas sozinhas, nossos parceiros de vida também tem que ajudar. Eles não moram e desfrutam da casa também?! Então, por que a limpeza e organização deve pesar apenas para uma pessoa?!

Quando o casal se junta para organizar e limpar a casa, além de terminar o serviço mais rápido, se torna uma atividade que é compartilhada por ambos.

dicas para limpar a casa em 15 minutos por dia

Imagem via Popular Mechanics

# 2 – Cronograma semanal:

Separar as tarefas domésticas por dia, ajuda a manter a casa limpa e organizada e diminui o tempo de limpeza, fazendo com que tenhamos mais tempo para aproveitar a noite, seja ela a dois ou não! E mais, dividindo essas tarefas com nossos parceiros, fica ainda mais rápido. Os 15 minutos se tornam 5. Um exemplo de cronograma:

 

Segunda-feira: tirar o pó e passar pano no chão dos quartos e sala

Terça-feira: limpar os banheiros e passar a vassoura na casa

Quarta-feira: aspirador de pó na casa e lavar roupa

Quinta-feira: tirar o pó e limpar a cozinha

Sexta-feira: passar a vassoura na casa  e lavar a roupa

Sábado (1x ao mês): faxinão!

 

# 3 – Cômodo por cômodo:

Dividir a limpeza por cômodo ajuda e muito para dar aquela geral na casa. Programar o que é preciso fazer em cada ambiente também auxilia e muito a não nos perdermos durante a limpeza. Sabem quando a caixa de pandora é aberta rsrs? Explico: quando estamos limpando um cômodo e ao abrir uma gaveta a bagunça se multiplica e nos vemos perdidas sem saber por onde começar. Com a programação em mãos, mesmo se essa caixa de pandora se abrir, devemos continuar seguindo-a até que tudo fique limpo e organizado. Podemos tirar outro dia para organizar a bagunça de dentro das gavetas.

6 dicas para organizar a casa em apenas 15 minutos

Imagem via Homearena

# 4 – Combos:

Os combos são ótimos para nos ajudar a terminar o serviço antes e não nos perdemos na limpeza.

Tirar pó + pano no chão + separar bagunça nos cômodos x, y e z

# 5 – Aperte o play:

Tornar a tarefa agradável é o que nos motiva a fazer e a continuar o serviço. Selecionem uma boa playlist no Spotify e apertem o play.

# 6 – Fazer disso um hábito:

Para podermos sempre ter a casa em ordem devemos tornar essas dicas em um hábito. Para isso, encontrem o melhor momento para o casal arrumar a casa em conjunto. Qual é o pico de energia de vocês?

Sabem aquela frase: nunca deixe para depois o que pode fazer agora?! Ela se encaixa aqui também. Se deixarmos para depois, não vamos fazer e as tarefas do dia seguinte dobrarão!

A limpeza mais pesada podemos deixar por conta da empregada ou marcar com o maridíneo, pelo menos de 1 vez por mês, um sábado para dar aquela geral!

Comentar

* Campo requerido