03abr2017

Lembrancinhas | Confetes como lembrancinha

Não é só de bem casado que as lembrancinhas dos casamentos são feitas. Os confetes vieram com tudo e para ficar!

Com um significado todo especial, essa tradição italiana merece um destaque especial. Por isso, nós entrevistamos a Bruna da Buoni Confetti – donas dos confetes mais saborosos que já experimentamos, o sabor pera com ricota… oh my… é divino – para entender como eles surgiram, sua história no mundo dos casamentos e seu significado, que por sinal, é lindo e tudo o que um casal que acaba de selar a união precisa ao longo de seu relacionamento.

confetes lembrancinhas de casamento

1) O que são os confettis?

Confetto é um doce formado de um núcleo de  amêndoa coberto por uma camada de açúcar.

No plural chamado de Confetti (tradução –  confetes).

Atualmente há diversas variantes dos confetes, podendo o núcleo ser de avelã, pistache, amendoim  ou  a cobertura ser de chocolate ou cacau em pó.

Além dessas variantes, hoje há uma infinidade de opções de  recheios colocados entre o núcleo e a cobertura. Entre eles os sabores de chocolate ao leite, pera com ricota, tiramisù, limão siciliano, caramelo flor de sal, entre outros sabores de frutas, bebidas e doces.

Por fim, importante mencionar que também há uma grande diversidade de cores, sendo cada cor de confete utilizada para uma ocasião, evento.

confetes lembrancinhas de casamento

Alguns exemplos:

– branco: para celebrar um sacramento (primeira eucaristia, primeira comunhão, crisma e casamento);

– verde: para celebrar o noivado e a promessa de casamento;

– bege: para celebrar as bodas de porcelana (15º aniversário);

– amarelo: para celebrar as bodas de cristal (20º aniversário);

– prata: para celebrar as bodas de prata (25º aniversário);

– verde água: para celebrar as bodas de pérola (30º aniversario);

– bianco: para celebrar as bodas de diamante (60º anniversario) ou outros aniversários de casamento

 

2) Como eles surgiram?

Existem diversas fontes e histórias sobre o surgimento dos confetes.

Segundo algumas fontes o confete já era conhecido na época do Império Romano. Narra-se que os antigos romanos usavam os confetes para celebrar nascimentos e casamentos, porém naquela época não existia ainda o açúcar então os confetes eram feitos de amêndoas cobertas com mel e farinha.

Durante essas ocasiões (nascimentos e casamentos) comer confetes eram de extrema importância para trazer sorte, prosperidade e significavam bom presságio.

confetes lembrancinhas de casamento

Já outra teoria diz que os confetes surgiram no ano 1.200 D.C, onde eram consumidos apenas pelas famílias nobres. Nessa época já se tinha conhecimento dos confetes em Veneza, trazidos para a cidade por comerciantes do extremo Oriente.

Era costume do Império Bizantino que da varanda dos nobres fossem jogados os confetes para o povo durante as festividades de Carnaval.

Há uma fonte curiosa que atribui a invenção das amêndoas com açúcar por um médico de origem árabe chamado Al Razi que utilizava os confetes para fins terapêuticos, principalmente para as crianças, pois o remédio amargo, sendo envolto por camada de açúcar, tornava-se mais agradável ao paladar.

Sendo o açúcar o principal ingrediente do doce, surgiu sua aparição logo em 700 d.c., importado pelos árabes. Porém, não se tornou imediatamente acessível e popular para todos, então temos que esperar até 1400 d.c. para ver seu uso na produção dos confetes.

Assim, o moderno confetti somente surgiu em 1.400 D.C., em fábrica na cidade de Sulmona (cidade, província de Áquila, em Abruzzo), fazendo de Sulmona o mais antigo fabricante de confete.

 

 3) Quais são seus significados?

Segundo a tradição italiana os convidados do casamento deverão receber número ímpar de confetes  pois representa o amor indivisível do casal. Jamais dar lembrancinhas no casamento em número par, pois de acordo com a simbologia seria mal presságio.

– Presentear com 05 confetes simboliza saúde, felicidade, riqueza, fertilidade e vida longa que são os desejos para a vida nova a ser construída pelo casal.

– Presentear com 03 confetes simboliza o casal e a criança (nascimento).

– Presentear com 01 confete simboliza a unicidade do evento.

confetes lembrancinhas de casamento

De acordo com a simbologia, as convidadas  solteiras que receberem a lembrancinha com confetes no casamento e colocarem debaixo do travesseiro, sonhando com o amor de suas vidas, este desejo se realiza!

 

 4) Segundo a tradição, como devem ser distribuídos nas lembrancinhas?

Antigamente, nos casamentos italianos, era tradição que os noivos passassem com uma bandeja de prata repleta de confetes e os distribuíssem aos convidados.

Era considerado o primeiro ato como uma família.

Atualmente, com todos os sabores cores e formatos novos, a preservação da tradição italiana continua com uma preparação e apresentação especial de uma mesa decorada com uma gama completa de confetes.

Esta mesa de confetes é chamada de Confetatta.

Atualmente há duas maneiras de distribuir as lembrancinhas aos convidados.

Uma delas é deixar os saquinhos ou caixinhas das lembrancinhas vazias ao lado da mesa de Confetatta e os próprios convidados (em caso de evento para poucas pessoas) ou uma funcionária (evento para grande quantidade de convidados) preenche na hora a embalagem com os sabores favoritos do convidado e o entrega na saída do evento.

confetes lembrancinhas de casamento

Outra maneira são  as lembrancinhas já prontas contendo confetes sempre em número ímpar. Normalmente são dadas lembrancinhas com 05 (cinco) confetes, pois, além de ser um número ímpar e razoável por convidado, simbolizam saúde, felicidade, riqueza, fertilidade e vida longa aos noivos e traz sorte e prosperidade a quem os recebe.

 

 5) Qual o sabor favorito das noivas?

Cada noiva tem seu sabor favorito, porém os sabores champagne, chocolate ao leite, cacau 72%, gianduia, limão siciliano, coco, pera com ricota, cappuccino, tiramisù e  caramelo flor de sal são os campeões de venda.

 

 6) Como surgiu a Buoni Confetti?

A Buoni Confetti foi criada com o intuito de trazer uma das principais tradições italianas nos eventos e comemorações, principalmente nos casamentos.

É uma empresa especializada em confetes  de diversos sabores, formatos e cores para nascimentos, batizados, noivados, casamentos, aniversários, bodas e outros eventos comemorativos.

confetes lembrancinhas de casamento

 7) Tem alguma dica para nossas leitoras?

A dica da Buoni Confetti para as leitoras é que, ao planejar seu casamento ou evento, não deixe os modismos tomarem conta das suas escolhas e deixe suas preferências, tradições de família, sobressaírem, pois a verdadeira beleza e o que torna seu evento um dia único e especial em sua vida é a magia das crenças e valores culturais da família.

2 comentários {Adicione o seu »}

  1. Mariana

    06 abril 2017

    Comprei os confetes pela primeira vez para dar como lembrancinha de Páscoa. Fez tanto sucesso que irei utilizar agora de lembrancinha do meu casamento. Super recomendo. A qualidade e o atendimento é ímpar!

    Responder
    • Nati

      11 abril 2017

      Eles são deliciosos mesmo Mariana e tem um significado lindo. :)

      Responder

Comentar

* Campo requerido