09maio2017

Noiva | 7 dicas para se manter sã durante os preparativos do casamento

A pergunta de um milhão de reais: como se manter durante os preparativos do casamento? Toda noiva se faz essa pergunta, por no  mínimo, 3 vezes durante a organização do grande dia. O que é super normal, uma vez que, nos colocamos tanta pressão para que tudo saia perfeito. Imaginem, gastamo em média 1 ano organizando um único dia. Nossas expectativas são extremamente altas e ficamos frustadas facilmente quando algo não sai como o desejado. E dá para entender, né gente?! É um gasto de energia gigantesco e de $$ também. E com todo esse esforço merecemos um dia sem nenhum imprevisto ou complicação. O que nem sempre é possível, afinal, não temos controle sobre tudo nessa vida!

Mas isso não significa que não podemos nos prevenir ao máximo para que eles não aconteçam ou para estarmos preparadas quando eles aparecerem.

noiva

Imagem: Mugeek Vidalondon

 

7 dicas de como manter a mente sã durante os preparativos do casamento

 

#1 – Planejar o casamento:

Antes de mais nada é preciso planejar todo o casamento. Definir qual é o budget total do casal para o grande dia e a quantia que eles pretendem gastar com cada fornecedor. Tendo isso em uma planilha (já divulgamos uma aqui), fica mais fácil saber o qual o valor máximo para cada item do check list.

Deixar isso a mão é fundamental para que os casais não extrapolem o orçamento total.

Primeira parte, ok. Agora é preciso definir o estilo do casamento. Decidindo isso, os pombinhos podem iniciar as pesquisas e a busca pelos fornecedores que se encaixem em seu perfil. A pesquisa é fundamental. Por isso, gastem todo tempo necessário nela e salvem todas as fotos e referências pelas quais vocês e seus respectivos se apaixonaram.

Quanto aos fornecedores: nunca, mas nunca deixem de buscar os profissionais que entendam e tenham um estilo parecido com o de vocês. Muitas noivas, tem dificuldades em encontrá-los, mas não desistam até achá-los. Eles são fundamentais para que o casamento saia como sempre sonharam!

planejamento casamento

Imagem: Organizatorvencanja

#2 – Planos realistas:

Durante as pesquisas, as noivas acabam salvando as mais variadas referências e algumas que não são possíveis colocar em prática ou adaptar aqui no Brasil (muitos casamentos postados no Pinterest são assim). Então tenham planos realistas. Saibam o que vocês podem e o que não podem ter em seu casamento. Por exemplo: eu amo inverno e adoraria casar na neve, mas no Brasil, isso é praticamente impossível. Ou seja, esse plano foi deixado de lado, já que o casamento ocorrerá em terras tupiniquins. Adaptei para um casamento invernal em um jardim. Essa ideia sim, é possível tirar do papel e torná-la real! Se eu fiquei frustrada, nem tanto, pois sabia que aqui é muito difícil nevar, e a neve sí cai em algumas poucas cidades da região sul.

Outra coisa, não deixem de pesquisar bem sobre os acordos pré-nupciais e os regimes de bens. Ninguém entra em um casamento pensando em se divorciar, mas é sempre bom ter um plano para resguardar ambos nesses casos.

despedida de solteira

Imagem: Pinterest

#3 – Pausa é sempre necessária:

Não tem uma noiva que se preze que não dá uma surtada básica em meio aos preparativos rsrs. Seja com o noivo, com a mãe, com a irmã ou melhor amiga… A explosão é iminente e quando ela acontece ou quando vocês sentirem que ela está perto de acontecer, significa que é preciso dar um tempo de tudo que está relacionado ao casamento. É preciso recuperar o fôlego. A minha dica aqui é ficar 24h sem falar ou pensar sobre o casamento. É difícil, vocês terão que policiar os pensamentos, mas é necessário. Confiem em mim, um dia inteiro sem falar sobre o grande dia é fundamental para que vocês possam colocar a cabeça no lugar e evitar uma briga ou mágoa desnecessária.

dicas organização casamento

Imagem:  Mariel Hannah Photography

#4 – Detalhes mais importantes:

Depois que os casais definiram o budget, é importante que definam também as prioridades e quais são os detalhes que não podem faltar no grande dia. Como fazer isso? Simples, escrevam em um papel tudo o que é importante. Feito isso, comecem a colocar em ordem de importância. Sim, não é nada fácil definir o que é mais importante, mas no final, vocês verão o quanto essa lista ajuda durante os preparativos.

 

#5 – Apoio e suporte:

É importantíssimo ter um apoio e suporte durante a organização do casamento, tanto do noivo e quanto de alguém externo, ou seja, alguém que não esteja tão envolvida assim como mãe, irmã, melhor amiga/madrinha. São eles que as ajudarão em todos os momentos, até mesmo nos de crise e serão eles que as puxarão de volta a terra, que mostrarão que precisam ter os pés no chão!

planejamento casamento

Imagem: PixelsTalk

#6 – Nunca comparem:

A internet tem um lado maravilhoso. Hoje as informações chegam muito rápido e pode-se pesquisar tudo o que é preciso para tirar as dúvidas ou simplesmente inspirar, mas com isso trouxe algo que não é muito legal: a comparação. Os casamentos sempre parecerão lindos, maravilhosos, perfeitos. Mas lembrem-se, a perfeição não existe! Portanto, não se prendam a padrões.

 

#7 – O dia é de quem mesmo?

Muita, mas muita gente vai querer dar pitacos na organização. Isso é fato, familiares, amigos, colegas…. Todo mundo adora opinar, se intrometer. Mas mantenham em mente que o casamento é de vocês. Portanto, façam dele o que acharem que é certo!

Sei que é difícil se impor, principalmente quando os pais estão ajudando a pagar pelo sonho, mas delicadamente, é preciso sentar, conversar e mostrar que o casamento é de vocês e que estão muito gratas pelo apoio, mostrem que o quanto isso é importante para vocês, mas mantenham suas decisões e as justifiquem. Um forte argumento sempre prevalece.

pai da noiva

Imagem: Ugluu

O mito da noiva feliz 100% do tempo

Desabafos de noivas | Quando os familiares e amigos dão maus conselhos

Desabados de Noivas | Quando a amiga também vai casar e está copiando todo seu casamento

3 comentários {Adicione o seu »}

  1. 09 maio 2017

    Adorei as dicas!

    Responder
  2. Taila

    09 maio 2017

    Estava precisando de dicas assim. Obrigada meninas. :*

    Responder
  3. Kel

    09 maio 2017

    Aiii, esse post parece ter sido escrito para mim. Estou nessa situação, quase surtando. Vou seguir as dicas e tentar ficar um dia desligada do universo dos casamentos. Difícil, mas vou tentar.

    Responder

Comentar

* Campo requerido