28jun2017

Noiva | 5 dicas: no que os pais podem e não podem opinar quando pagam o casamento?

Organizar o nosso casamento é estar em êxtase grande parte do tempo, mas ao mesmo tempo que é maravilhoso, dá muito trabalho, é cansativo e estressante. Alguns casais ainda contam com a ajuda dos pais ou dos sogros, o que pode complicar ainda mais a organização, principalmente quando envolve divergência entre gostos e fornecedores.

Mas no que os pais podem e no que eles não podem opinar?!

Pergunta complicada, mas que tem resposta rsrsrs.

Ao meu ver, sempre que envolve pais/sogros + dinheiro, é algo que pode resultar em uma catástrofe. Mas quando estamos realizando nosso sonho e precisamos da ajuda deles, como negar?!

Quando a ajuda é aceita, vocês precisam ter em mente que terão que abrir mão de muitas coisas.

Mas do que necessariamente?!

Vamos lá!

 

No que os pais podem e não podem opinar quando ajudam a pagar o casamento?

 

#1 – Eles podem opinar na lista de convidados:

Sim, quando eles estão pagando, vocês não tem mais o controle sobre a lista de convidados. Mas é claro que é conversável, como tudo na vida. Vocês não darão simplesmente a lista para eles fazerem. São vocês que decidem o tamanho da festa e seu alcance!

Mas tenham em mente que eles estarão livres para convidarem quem quiserem, dos amigos mais íntimos até os colegas ou chefe da empresa. Já que, tecnicamente, eles são os anfitriões! E isso aparece no convite também.

Os nomes deles vem acima, antes dos nomes dos noivos.

A questão mais delicada aqui, é quando os pais são divorciados. Mas mais uma vez, uma boa conversa resolve tudo!

no que os pais podem opinar e não opinar quando pagam o casamento

Imagem: 

#2 – Eles podem ter uma forte opinião quanto ao local:

O local demanda uma boa parte do orçamento dos noivos, tanto é que, quando os noivos vão até as assessoras elas indicam gastar até no máximo 23% do orçamento com isso. E essa porcentagem é enorme comparada aos outros fornecedores.

Portanto, antes de visitarem qualquer local com eles, façam uma lista dos lugares que mais gostam e com a lista, com no máximo 2 lugares, façam a visita técnica na companhia deles e peçam suas opiniões.

Mostrem que vocês estão interessadas no que eles tem a dizer e tentem decidir juntos.

Se eles já tem um local em mente, que vocês não se sintam confortáveis, sentem e conversem com eles. Exponham seus pontos de vista e tentem argumentar da melhor maneira possível para chegarem a um consenso.

no que os pais podem opinar e não opinar quando pagam o casamento

Imagem: Krystle Aekin

#3 – Os pais/sogros podem opinar no buffet, doces e bolo:

Se os pais/sogros estão pagando mais do que apenas o local, eles também tem direito a opinar sobre isso. O buffet, os doces e o bolo não ficam de fora.

Como mencionei acima, vocês devem escolher entre dois fornecedores que estão em dúvida e fazer uma degustação com os pais, para decidirem em conjunto.

O casamento é de vocês, eu sei, mas se eles estão ajudando a pagar e querem opinar em tudo, a melhor solução é a que citei no exemplo anterior. Passem um pente fino nos fornecedores e marquem uma visitação e degustação com os pais.

Assim, vocês terão um dos fornecedores que querem e eles sentem que estão participando e tomando decisões importantes nesse investimento que estão fazendo.

no que os pais podem opinar e não opinar quando pagam o casamento

Imagem: Marcelo de Mattos Fotografia | Decoração: Anna Carolina Werneck

#4 – Os pais/sogros não podem opinar quanto ao vestuário da festa:

A escolha do vestido de noiva – aquele que sonhamos desde pequenas em usar – é algo muito pessoal, tanto quanto os vestidos das madrinhas. E essa é uma questão que eles não podem opinar!

Portanto, sintam-se livres para escolher o vestido dos sonhos. Quanto aos das madrinhas, sugiro que peçam a opinião de cada uma sobre a ideia que tem sobre o que elas irão vestir. O modelo é algo muito pessoal, porque o que cai bem em uma, não fica tão bem na outra.

E como sempre falo por aqui, as madrinhas devem brilhar junto com a noiva! Por que de que adianta uma noiva estonteante se as madrinhas estiverem como o patinho feio, se sentindo desconfortáveis e não bonitas?!

no que os pais podem opinar e não opinar quando pagam o casamento

Imagem: Lexia Frank Photography

#5 – Os votos é do casal e ponto final:

Sim, pode até parecer loucura, mas tem pais que querem se meter até mesmo na hora dos filhos escreverem os votos do casamento.

Os votos são muito pessoais. Ninguém melhor do que a própria pessoa para escrever o que ela sente e o que quer transmitir nesse momento que emociona a todos.

Esse é um ponto que vocês podem bater o pé se vier acontecer.

no que os pais podem opinar e não opinar quando pagam o casamento

Imagem: ShoeBox Photography

 

 Quem deve pagar pelo casamento: a família da noiva, a família do noivo ou o casal?

Os convidados dos pais

Economizando na hora de casar

Comentar

* Campo requerido