Hoje eu separei para vocês um petisco delicioso, uma receita de vol-au-vent de sardinha e alho poró. Ele pode ser servido tanto nas recepções para os amigos, nos almoços em família, mas o mais importante, no chá de cozinha e no noivado.
Esse nome: vol-au-vent parece ser coisa de outro mundo, mas esse petisco não passa de uma sardinha temperada com alho poró servida em uma cestinha de massa folhada crocante. Parece delicioso, não é mesmo?! E é!!!!!
Massa folhada, ao meu ver, foi uma das melhores e mais gostosas invenções da culinária. Ela serve tanto para pratos doces quanto salgados. Sua textura crocante e sabor… OMG! Não tem como não gostar!
Imagem: Fabio Castelo Serap/Divulgação
Mas chega de falar sobre essa delicia gastronômica e vamos ao que interessa.
Papel e caneta na mão!
Receita de vol-au-vent de sardinha e alho poró
– 20 vol-au-vent de massa folhada congelada
– 1 colher(es) de sopa de margarina
– 1/2 xícara(s) de chá de alho-poró cortado em rodelas
– 1 colher(es) de sopa de farinha de trigo
– 1/2 xícara(s) de chá de leite
– 1 lata(s) de sardinha
– queijo parmesão para polvilhar.
– Pre aqueçam o forno em temperatura média (180º C). Enquanto isso, preparem os vol-au-vent conforme instruções da embalagem. Reservem;
– retirem as espinhas da sardinha, cortem em pedaços menores e reservem junto com o seu óleo;
– em uma panela, aqueçam a margarina em fogo médio e refoguem o alho-poró. Juntem a farinha e misturem até incorporar. Adicionem o leite e cozinhem, mexendo sempre, até formar um creme homogêneo;
– acrescentem a sardinha reservada e misturem. Retirem do fogo e distribuam o recheio nos vol-au-vent. Coloquem em uma assadeira média, polvilhem o queijo ralado e levem ao forno por dez minutos ou até gratinar levemente. Sirvam a seguir.
Esse petisco tem um preparo bem rápido e pode ser servido nas mais variadas ocasiões. Ele entrou no meu ranking dos favoritos. E é possível criar vários recheios para ele: camarão, palmito, bacon…. Dá para brincar bastante!
Vocês já provaram?! Quando fizerem, contem para gente como ficou!
Life | Receita do dia: sorvete caseiro de brigadeiro
4 thoughts on “Life | Receita de vol-au-vent de sardinha e alho poró”